sábado, 24 de agosto de 2013

CONFREI

CONFREI

 Nome Científico: Symphytum officinale L. Família botânica: Boraginaceae Sinonímias:

Não foram encontradas sinonímias para esta espécie.

 Nomes populares: confrei, comfrey, consólida, erva-encanadeira-de-osso, etc.

 Origem ou Habitat: Eurásia Características botânicas: Herbácea perene, medindo de 30-120 cm de altura, possuindo rizomas desenvolvidos e mucilaginosos de cor marrom escuro e raízes fusiformes fasciculadas. As folhas são simples, alternas, oblongo-lanceoladas, ásperas, as superiores são sésseis e de menor tamanho, todas com a superfície inferior apresentando nervuras bem salientes. Flores hermafroditas, diclamídeas, pentâmeras, pêndulas, de corola tubulosa amareladas, violáceas ou rosadas, agrupadas nos ramos terminais. O fruto é um tetraquênio de cor negro brilhante. Partes usadas:

folhas e raízes Uso popular:

 É indicado para diversas afecções, como anti-inflamatório e cicatrizante de feridas, úlceras varicosas, furúnculos e irritações da pele. É usado cataplasma das raízes para o tratamento caseiro de fraturas dos ossos, queimaduras e picadas de insetos. OBS.: a ingestão da planta deve ser evitada.

 Composição química:

 Contém mais de uma dúzia de alcalóides pirrolizidínicos (sinfitina, equimidina, elicopsamina, etc.) em concentração maior nas raízes. Outros: taninos, mucilagem, alantoína, carotenos, vitaminas do complexo B, minerais (Si, Ca, K, Fe, I), açúcares, saponinas esterólicas e triterpênicas, esteróis e triterpenos livres, ácido clorogênico, ácido cafeico, etc.

 Ações farmacológicas:

 Demonstrou atividades anti-inflamatórias, cicatrizante e na consolidação de fraturas ósseas. Existe um consenso sobre o emprego unicamente externo do confrei, devido à presença de alcalóides pirrolizidínicos.

 Efeitos adversos e/ou tóxicos:

Estão relacionados aos alcalóides pirrolozidínicos, os quais podem ocasionar a longo prazo, enfermidade veno-oclusiva hepática e induzir a degeneração do hepatócito, cirrose e câncer.

 Contra-indicações:

 A presença de alcalóides pirrolizidínicos contra indica o uso interno do confrei. Não se deve aplicar externamente sobre feridas abertas devido a absorção percutânea dos alcalóides.

 Posologia e modo de uso:

 Somente uso externo, sob a forma de cataplasma, pomada, compressa. Observações: A quantidade de alcalóides contidos em uma xícara de chá de folhas de confrei varia de 8,5 a 26 mg e das raízes a quantidade é bem mais elevada, o que pode provocar intoxicações graves, cujos sintomas só vão aparecer 3 a 4 anos mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário