sábado, 2 de março de 2013

Isoflavona de Soja


Isoflavona de Soja

A isoflavona de soja é um suplemento alimentar indispensável para a mulher na menopausa. Ela reduz os afrontamentos, melhora o humor e o estado psicológico da mulher, diminui as doenças cardiovasculares, protege os ossos e diminui o colesterol.
Indicações
Para atenuar a menopausa, regularizar o colesterol, antienvelhecimento, fortalecer os ossos.



Isoflavonas de soja na menopausa

A soja está presente na alimentação desde antes de cristo e o reconhecimento científico dos benefícios da suas isoflavonas é atualmente inegável.
Algumas mulheres respondem melhor do que outras, mas independente do grau de responsividade é certo que ajuda eficazmente a ultrapassar o capítulo da menopausa com  serenidade e reduzindo a intensidade e a frequência das sensações súbitas de calor, as alterações da pele unhas e cabelo e a secura vaginal.
O benefício das isoflavonas da soja não está presente em todos os produtos de soja devido dos processos de processamento e industrialização.
A lecitina de soja em grãos assim como os suplementos encapsulados contendo as isoflavonas é que podem promover os benefícios que provêm da soja e não necessariamente os seus derivados como queijo (tofu) o leite ou a carne de soja.

Benefícios da soja

A soja é um alimento completo, dentre seus benefícios podemos citar a grande quantidade de proteína que ela contém e as substâncias que são capazes de regular o sistema hormonal.
Por ser um alimento rico em proteínas, a soja é muito utilizada pelos vegetarianos como substituta da carne, assim como o seitan e o tofu.
Ela pode ser consumida de diversas maneiras e existem no mercado muitos alimentos preparados à base de soja, como o leite de soja e sucos de diversos sabores.

A isoflavona da soja e a menopausa
A menopausa é um evento natural, que toda mulher, após certa idade, experimentará.

Tem como característica principal a parada das menstruações e o aparecimento dos sintomas vasomotores, como os fogachos por diminuição da produção de hormônios femininos pelos ovários.

O que são os fogachos da menopausa?

Fogachos ou ondas de calor são definidos como uma sensação súbita e breve de calor, que se espalha pela região do tórax, do pescoço e da face, de intensidade e freqüência variáveis. Pode acontecer após palpitação, sensação de pressão na cabeça e ansiedade. São acompanhados, por vezes, de suores e sensação de frio. As ondas de calor podem interferir no bem-estar e na qualidade de vida das mulheres na menopausa.

A isoflavona da soja ajuda a combatê-los?

A maioria das observações sobre a isoflavona da soja nas ondas de calor é baseada em estudos realizados em regiões de alto consumo, como o Japão e a China. Menos de 25% das mulheres japonesas e 18% das chinesas apresentam ondas de calor, comparadas a 85% das americanas e 75% das européias (que consomem pouca soja), atribuindo-se, em parte, essas diferenças à dieta.

O que é a isoflavona da soja?

A isoflavona é um composto da soja, também chamado de fitoestrogênio, que parece atuar na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como o câncer de mama, de colo de útero e de próstata. Sua estrutura química é semelhante ao estrógeno (hormônio feminino) e, por isso, é uma substância capaz de aliviar os efeitos da menopausa.

Como a isoflavona da soja age?

A estrutura química das isoflavonas é similar ao estrogênio ovariano. São conhecidas, portanto, como fitohormônios ou fitoestrogênios. Pela semelhança com o estrogênio natural, a isoflavona da soja pode diminuir a intensidade e a freqüência das ondas de calor em aproximadamente 50% a 60% das mulheres na menopausa.

Quando ela pode ser utilizada?

A isoflavona da soja constitui-se uma alternativa para a mulher com sintomas da menopausa, como ondas de calor e suores noturnos leves a moderados. Seu uso não altera o peso corporal ou a pressão arterial. Não se observam efeitos sobre a mama ou o útero, não provocando sangramentos.

Quais os cuidados em relação à utilização de isoflavona da soja?

A isoflavona da soja apresenta boa tolerabilidade, com poucos efeitos adversos. Entretanto, deve ser evitada por mulheres que apresentam contra-indicações ao uso de hormônios, por tratar-se de um fitohormônio. É importante também conhecer a procedência do produto, que deve apresentar aprovação pela ANVISA, para que as quantidades de isoflavona da soja ingeridas sejam adequadas e controladas. Esses fatos se correlacionam com a efetividade da resposta ao tratamento das ondas de calor.

Existe uma dosagem diária recomendada?

Os efeitos clínicos variam de paciente para paciente, mesmo quando controlada a quantidade de isoflavona administrada, sendo difícil estabelecer a dose ideal. Recomenda-se de 50mg a 100mg de isoflavona da soja, uma a duas vezes ao dia. Todavia, com comprimidos com 125mg de extrato seco de Glycine max (L.) Merr. 40%, que equivalem à dose controlada de 50mg de isoflavona da soja, já se observa melhora sobre as ondas de calor.

Para saber mais sobre este assunto, fale com seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário