sábado, 2 de março de 2013

Tratamento Natural da Depressão

Tratamento Natural da Depressão
Aprender mais sobre o tratamento da depressão de forma natural e permanente pode ser a chave para ter uma vida saudável e feliz novamente. A depressão pode prejudicar toda a sua vida, incluindo o rendimento no trabalho, relacionamentos, esportes e vida social em si. Assumir o problema e procurar tratamento é uma decisão extremamente importante. A depressão pode ser causada por desequilíbrios químicos associados como corpo físico, ou resultado de um stress mental, que pode afetar a saúde de forma profunda.
Tomar remédios antidepressivos pode proporcionar um alívio temporário dos sintomas depressivos, mas geralmente causam danos incalculáveis para a saúde física. O caminho natural pode ser uma saída que pode lhe trazer bons resultados sem trazer efeitos secundários prejudiciais, no entanto, deve-se observar que cada pessoa pode ter melhores resultados com um tipo de tratamento em especial.
O Tratamento da Depressão na Medicina Alternativa
Pesquisas comprovaram que a medicina alternativa usada isoladamente ou em conjunto com medicamentos convencionais, pode significar uma redução na quantidade de medicamentos necessários para o tratamento da depressão seja reduzida, bem como os sintomas depressivos.
Várias pessoas que tomam medicamentos tradicionais como os ISRS (Prozac, Paxil, Zoloft), NDRI (Bupropiona, Wellbutrin), ou ISRSN (Cymbalta, Effexor), então pode ser uma boa hora de verificar com seu médico se no plano de tratamento uma medicina alternativa pode ser acrescentada para ajudar no tratamento da depressão.
Uma das maiores descobertas nos últimos anos tem sido a constatação de que a vitamina D pode afetar o humor, especialmente em pessoas que foram diagnosticadas com a deficiência que causa transtorno afetivo sazonal (TAS), uma depressão que aparece nos meses de inverno, quando há falta de sol. A deficiência também ajuda na perda de massa óssea causando osteoporose, vez que o corpo necessita ter uma quantidade suficiente de vitamina D para absorver o cálcio.
Os níveis de serotonina muito baixos podem desempenhar um papel importante no humor e pesquisadores acreditam que isso pode levar a depressão e ao TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), ansiedade ou ataques de pânico.
Outros remédios naturais e suplementos da medicina natural que ajudam a combater os sintomas depressivos e os regular os níveis de serotonina e função do cérebro são:
5-HTP - Um precursor da serotonina
- Vitaminas do Complexo B, cujos níveis baixos no organismo podem causar depressão. As vitaminas do complexo B ajudam a transformar proteína proveniente da alimentação em serotonina, um hormônio do “bem-estar” que também está presente em muitos remédios tradicionais para depressão. Pesquisadores descobriram que as deficiências de folato e vitamina B-12 podem estar implicadas nas causas da depressão. Estes nutrientes também tendem a ajudar medicação antidepressiva a funcionarem melhor.
- Óleos de Peixe Ômega-3, melhorando a comunicação entre as células do cérebro. Adicionar ômega-3 na dieta faz com que haja um equilíbrio no cérebro de gorduras consideradas saudáveis. Os ácidos graxos ômega-3 são muito importantes para construção de um cérebro saudável.
Profissionais da saúde também podem considerar as seguintes maneiras de usar a medicina natural para tratar a depressão, como a acupuntura, meditação (que ajuda a controlar o estresse e traz muitos outros benefícios), os exercícios físicos (que liberam endorfina, que são estimulantes naturais), além de um bom sono, para ajudar com os níveis de estresse.
5-HTP, o Suplemento da Griffonia simplicifolia
5-HTP é também conhecido como 5-HTP5-hidroxitriptofanoPílula da Felicidade e 5-hydroxytryptophan (inglês) e 5-htp.
O que é o 5-HTP?
O 5-hidroxitriptofano, também conhecido como 5HTP, é um suplemento dietético precursor  metabólico da serotonina (5 HTP Supplements), que por sua vez é um neurotransmissor no cérebro. É produzido a partir das sementes da planta africana Griffonia simplicifolia. O 5HTP é utilizado na medicina alternativa para aliviar sintomas de ansiedade, depressão, fibromialgia, insônia, dores de cabeça crônicas, tensões pré-menstruais (TPM) e principalmente para diminuição do apetite de pessoas acima do peso. O 5-hidroxitriptofano também é usado no tratamentos de ataques apopléticos presente em algumas síndromes e para amenizar os sintomas do Mal de Parkinson.
No entanto, o FDA (U.S Food and Drug Administration), que corresponde ao órgão regulador de todos os medicamentos utilizados nos Estados Unidos, não recomenda o uso do 5HTP em substituição aos medicamentos prescritos por médicos.
O 5-hidroxitriptofano é frequentemente vendido como um suplemento à base de ervas e pode também ser utilizado para outros propósitos.
Qual é a informação mais importante que se precisa saber à respeito do 5-HTP?
Use o 5-hidroxitriptofano manipulado apenas para os fins indicados no rótulo do produto, ou da forma como prescreveu o seu médico, farmacêutico ou herborista. Não use o 5TPH em quantidade maior que a prescrita ou em um período de tempo mais longo do que o indicado, além do mais, não use se for alérgico a ele. Apesar de não haver casos de prejuízo ao feto durante a gravidez, o uso durante a gestação só pode feito com acompanhamento médico. Em alguns casos, o 5HTP hydroxytryptophan pode prejudicar a produção de leite durante a lactância, por isso é recomendado também usar o 5HTP com acompanhamento médico durante essa fase. De igual forma, use o 5HTP em crianças somente com a autorização de algum médico.
Como eu devo usar e condicionar 5-hidroxitriptofano? (5-HTP Dosagem)
Consuma o 5HTP sempre com um copo cheio de água. Caso sua situação médica não melhore, ou até mesmo piore, procure um médico. Caso passe por alguma intervenção cirúrgica, fale com antecedência com o cirurgião. Em algumas cirurgias, é recomendado parar com o uso do 5HTP um período antes da cirurgia. Caso esqueça de tomar a dosagem no período correto, contate seu médico, farmacêutico ou herborista para que ele possa informar com mais atenção sobre a melhor forma de regularizar o ciclo correto do medicamente. Caso você tome uma dose excessiva e não se sinta bem, procure com urgência atendimento médico (até hoje não foram registrados casos de overdose devido ao consumo do 5-hydroxytryptophan).
Armazene o 5HTP longe da umidade e do calor para que ele dure mais tempo.
Quais são os cuidados que se deve ter enquanto se usa o 5HTP?
Durante o uso do 5HTP, é recomendado evitar uma exposição prolongada ao sol, vez que o 5HTP pode aumentar a sensibilidade da pele aos raios solares. Caso seja inevitável, não se esqueça de usar um protetor solar com um fator de proteção acima do que você cotidianamente costuma usar.
Procure imediatamente um médico caso você tenha sintomas alérgicos como urticárias, dificuldades de respiração, inchamento (face, lábios, língua e garganta), erupções cutâneas, formigamento severo pelo corpo ou dores musculares fortes. Alguns outros efeitos colaterais menos sérios podem ocorrer em pessoas alérgicas, tais como: dores de estomago, náuseas e vômitos, azia, prisão de ventre e perda total de apetite.
Caso esteja fazendo o uso de outros medicamentos, use o 5HTP apenas com a recomendação médica, para que não haja nenhum risco do remédio feito à base da Griffonia Simplicifolia interagir com outro medicamento e causar algum efeito colateral. Também não é aconselhável utilizar o 5-HTP juntamente com bebidas alcóolicas e medicamentos antidepressivos, vez que o 5-HTP pode potencializar os efeitos dessas substâncias.
Para mais informações, consulte seu médico, farmacêutico ou herborista, de preferência algum que tenha formação aprofundados em suplementos à base de ervas.

O Uso da Homeopatia na Diminuição dos Sintomas Depressivos
O tratamento homeopático é baseado na procura da causa de cada depressão específica. Se a causa para o início da depressão não é detectada, o tratamento homeopático é baseado em sintomas pessoais. Todo mundo é um indivíduo único, bem como todos os sintomas são únicos.
Um dos principais remédios homeopáticos para a depressão causada pela dor é Ignatia amara. A Ignata também pode ajudar a tratar distúrbios psicológicos causados por vários motivos, como separação, perda de emprego e até mesmo experiências de abuso.
A Pulsatilla é um tipo de remédio homeopático que pode beneficiar pessoas inclusive com a depressão bipolar, que possuem variações repentinas de humor. Pessoas com baixa auto-estima podem se beneficiar da Natrum murlatlcum. Este remédio homeopático pode ajudar pessoas com tendência há muito choro, além de ajudar a liberar ressentimentos.
Pessoas deprimidas, independentemente da causa, podem levar mais tempo para perceber uma mudança com base na gravidade da depressão. No entanto, um dos grandes benefícios do uso de homeopatia é muitas vezes a resultados dramáticos que acontecem através de diferentes métodos e remédios homeopáticos.
Ervas no Combate a Depressão
Ervas sedativas como a Camomila, a Erva-Cidreira e a Aveia podem diminuir as tensões nervosas e elevar o estado de espírito. O processo de preparação do chá nestes casos, também faz parte do processo de cura. Da mesma forma, a Lavanda, misturada com flores de Borragem em preparações herbais pode ser um bom remédio natural para a depressão.
O Hipérico, conhecido também como Erva-de-São-João (St. John’s Wort), talvez seja a erva mais conhecida no tratamento de depressão. Estudos sugerem o fitoquímico presente na erva, a hipericina, pode ter monoamina oxidase, que auxilia nessa condição. A erva também parece influenciar nos níveis de dopamina e norepinefrina do cérebro, substâncias que podem inibir a produção e funcionamento do neurotransmissor serotonina, uma das responsáveis pela sensação de bem-estar no cérebro. Embora também usada, o Hipérico é menos eficaz no tratamento das oscilações de humor depressão bipolar e no tratamento do transtorno afetivo sazonal. A erva é utilizada de várias maneiras, como cápsulas, chá ou tintura.
Uso da Aromaterapia
A aromaterapia é também uma alternativa útil para ajudar a produzir mais sentimentos positivos. O sentido do olfato é o único sentido que vai diretamente para o sistema límbico, o centro da memória e das emoções. Para apoiar a cura emocional, o toque em forma de massagem pode melhorar muito a recuperação. Para o tratamento da depressão, escolha tônicos estimulantes e óleos essenciais, tais como o Jasmim e Angélica, podem ser usados pelo menos três vezes por semana, em banhos e massagens nos pés. O óleo essencial de Jasmim age como um sedativo para os nervos, e ao mesmo tempo é muito estimulante, antidepressivo e produz um cheiro muito agradável e positivo. O perfume de Rosas cria uma sensação de bem-estar e leve euforia e há muito tempo é reconhecido como um bom antidepressivo.
Lembre-se: Seja qual for sua opção no tratamento da depressão, lembre-se que a força de vontade interior pode ser o maior dos aliados na cura da depressão. Acreditar que a cura da depressão é possível pode ser um grande começo.
 

Um comentário: