segunda-feira, 4 de março de 2013

os benefícios da couve no combate da celulite ao mau humor


Descubra os benefícios dessa verdura que combate da celulite ao mau humor

O que é que a couve tem?

Ingrediente indispensável da brasileiríssima feijoada e do caldo verde, que herdamos de Portugal, a couve, além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, oferece vários benefícios. Surpresa? Nós também ficamos. A questão é quanto mais os especialistas estudam essa verdura, mais surgem vantagens. Chega a parecer uma bula de remédio: a couve é antiinflamatória e cicatrizante. E, superimportante, ajuda a fixar o cálcio nos ossos.
De onde vêm esses poderes? Dos glicosinolatos, fitoquímicos naturais que, por terem ação desintoxicante, estimulam o organismo a se livrar até mesmo das substâncias cancerígenas, além de fortalecer o sistema imunológico. A partir daí, tudo funciona melhor. Quando você coloca a verdura no prato, também se serve de uma variedade incrível de vitaminas e minerais que, combinados aos fitoquímicos, favorece a absorção dos outros nutrientes da refeição, especialmente do cálcio. Nesse aspecto, os nutricionista  de São Paulo, chega a comparar a folha ao leite materno.

Denise,  conselheira do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, afirma que a couve é um alimento até mais adequado para os ossos que o leite de vaca. “Além de ter cálcio e magnésio, ela carrega esses dois minerais na proporção adequada”, explica a nutricionista. O que isso significa? O cálcio precisa do magnésio na medida certa para conseguir exercer suas funções, entre elas, formar a massa óssea.

O leite de vaca tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a proporção necessária. Segundo Denise, isso faz com que o cálcio do leite tenha dificuldade de se fixar no nosso esqueleto. “Pior, ele rouba o magnésio existente no organismo. E, como a maior parte desse mineral fica concentrada dentro do osso, consumir mais cálcio do que magnésio aumenta o risco de perda de massa óssea. Daí para a osteoporose é um pulo”, diz a especialista.

O magnésio ainda é parceiro do cálcio em várias outras tarefas: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar os movimentos dos músculos (o cálcio contrai a musculatura e o magnésio relaxa). Além disso, o magnésio é fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores, sem exceção. É por isso que sem ele você se sente desanimada e até mal-humorada.

Na couve, o magnésio faz parte da clorofila – substância que dá a cor verde à folha e com potencial de renovar as células do nosso organismo. Quer dizer que a verdura tem mais essa vantagem: rejuvenesce. Depois de descobrir todos os poderes dela, a gente fica até com vontade de fazer uma “plantação” em casa. Mas como quase ninguém tem espaço nem tempo para isso. Aproveite para colocar a couve mais vezes no seu cardápio. Você vai perceber a diferença na pele, no pique e na balança!
-combate a celulite
-ajuda a eliminar a gordura
-regula os hormônios
-melhora o humor
-desintoxica


Couve

Nome científico: Brassica oleracea L.

Família: Brassicaceae.

Sinônimos botânicos: não encontrados na literatura consultada.

Outros nomes populares: cove, kale (inglês), col (espanhol), chou (francês), cavolo (italiano), garten-kohl (alemão).

Constituintes químicos: cálcio, cobre, ferro, flúor, fósforo, iodo, minerais, potássio, vitaminas A, B, C.

Propriedades medicinais: anti-helmíntica, anti-reumática, aperiente, béquica, cicatrizante, condicionante, estimulante, expectorante, fortalecedora.

Indicações: acalmar cólicas (sementes), artrite, bronquite (ajudar), asma, catarros, cicatrizar úlcera gástrica e duodenal, desinfetar o intestino, diminuir desejo por bebidas alcoólicas, doenças inflamatórias da pele, dores (ciáticas, reumáticas, nevrálgicas, de gota), estimular o apetite, febre, fortificar crianças em fase de crescimento, gota, prisão de ventre, reumatismo, seborréia do couro cabeludo, tosse, vermes.

Parte utilizada: folhas, talos, sementes.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada.

Efeitos colaterais: não encontrados na literatura consultada.

Modo de usar:
- preferencialmente crua em salada ou suco (pois é rica em vitamina C (mais que a laranja), que se perde com o calor), frita ou refogada com alho e óleo, sopas, em farofas, recheios de omeletes, lasanhas e panquecas, "charutinhos", recheados com arroz cozido, legumes, frango desfiado ou carne moída, talos no preparo de sopas, junto com feijão ou caldos; caldo verde; sucos refrescantes, com suco de limão e açúcar;
- sumo do caule: doenças do estômago;
- suco em jejum: úlceras no estômago, doenças no ouvido, anemia;
- sumo das folhas, tomar uma xícaras quatro vezes ao dia: abrandar hemorróidas, úlcera do estômago e do duodeno, tosse, asma, catarros, doenças inflamatórias da pele, diminuir desejo de bebidas alcoólatras;
- suco e as sementes: vermes;
- ferver uma folha de couve em 150 ml de leite de vaca leite, esperar esfriar e adoçar com mel e tomar: tosse, rouquidão e bronquite;
- uma folha de couve macerada com uma colher das de café de ácido bórico, usar como compressa para: aliviar ulcerações na pele;
- uma folha amassada aplicar sobre ferida: cicatrizante;
- talos, colocados em cachaça. Tomar uma colher das de chá por dia: ajuda a corrigir os alcoólatras;
- folhas cozidas e aplicadas no corpo: tirar dores ciáticas, reumáticas, nevrálgicas e da gota. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário